As graves consequências da crise climática em milhares de populações do mundo obrigaram governos, empresas, indústrias e organizações sociais a considerar a necessidade de transformar as práticas que sustentam a economia mundial.
Dados fornecidos pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) permitiram gerar um consenso sobre a evidência de que a temperatura do planeta está mudando por causa de atividades humanas, principalmente aquelas que emitem gases de efeito estufa, que são os responsáveis pelo aquecimento global.
Diante disso, nos últimos anos, governos, líderes políticos e empresários têm falado sobre a urgência de se promover uma industrialização verde. António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, defende que a economia verde é a economia do futuro. O líder aponta que o objetivo 9 de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas sugere a promoção de uma industrialização sustentável, que acompanhe a ação para reverter a crise climática.
Mas como foram adotados estes objetivos na América Latina? Os países cujos governos promovem uma posição favorável à ação climática estão fazendo propostas sobre a industrialização verde?
Este é um tema que merece toda a nossa atenção, e por isso a Climate Tracker está à procura de investigadores interessados em temas ambientais ou climáticos, para que se unam a um processo de questionamento que permitirá reconhecer do que falamos quando falamos de industrialização verde, bem como propor abordagens, ferramentas e pontos de vista que os jornalistas da região podem usar para informar sobre este tema.
Sobre a investigação
A investigação vai durar três meses, durante os quais a equipe irá realizar investigação documental, entrevistas e redigirá um guia que inclua as principais descobertas e recomendações a jornalistas que queiram cobrir o tema.
Como e quando será desenvolvido o programa?
Este programa será realizado virtualmente durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2023, com possibilidade de uma eventual prorrogação até ao início de 2024. Durante este período, as três pessoas selecionadas serão acompanhadas no processo de investigação nacional e regional.
O período de dedicação é de 3 meses, 12 horas semanais.
Quais são os benefícios de participar?
Esta é uma grande oportunidade para aprimorar suas habilidades como pesquisador, expandir suas redes de contato e fortalecer sua experiência e conhecimento no funcionamento do jornalismo e cobertura de mudanças climáticas e meio ambiente.
Os benefícios são:
- Incentivo econômico de 400 dólares mensais para a duração da investigação.
- Sessões de treinamento.
- Acompanhamento editorial e mentorias personalizadas, para que você desenvolva um trabalho de qualidade.
Como me candidatar?
Candidatar-se a esta oportunidade é muito simples! Envie sua inscrição por meio deste formulário, destacando sua experiência anterior em pesquisa, e respondendo porque você é a pessoa indicada para esta oportunidade.
Você pode se candidatar até 29 de agosto de 2023.
O que estamos procurando?
São critérios exigidos para a seleção
- Conhecimento em temas relacionados com economias verdes, industrialização verde, crise climática e meio ambiente.
- Experiência em pesquisa acadêmica.
- Excelentes habilidades de escrita.
- Conhecimentos ou experiência em jornalismo serão considerados positivos.
Nos estamos procurando:
- Tres pesquisadores do Brasil, Colômbia e Chile, com conhecimentos em assuntos relacionados a economias verdes, industrialização verde, crise climática e meio ambiente
- Pessoas com forte desejo de melhorar a investigação no mundo da comunicação e jornalismo
- Pessoas com disponibilidade para dedicação de 12 horas semanais.
Estamos entusiasmados com o impacto que este trabalho pode ter e esperamos trabalhar com você.
Não deixe para a última hora, se candidate hoje mesmo! Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail genesis@climatetracker.org.
Inscrições até: 29 de agosto, 2023