A industrialização verde, bem como a modernização dos modelos de desenvolvimento, continua a ser uma promessa para países como Chile, Colômbia e Brasil. Nos três países, os governos têm a possibilidade de reforçar as suas políticas industriais para tornar as existentes mais verdes e criar novas que promovam a transição energética e outras medidas de descarbonização.
Isto, sem dúvida, representa um desafio para os jornalistas interessados em cobrir a crise climática, porque envolve reportar sobre um tema pouco discutido na mídia e de difícil compreensão. A proposta de mudanças na indústria que ajudem a atingir os objetivos do Acordo de Paris gera visões críticas sobre como isso se relaciona com uma solução possível para a crise climática.
Por isso, a Climate Tracker publica um guia sobre Industrialização Verde e Novos Modelos de Desenvolvimento. Nele jornalistas e comunicadores poderão encontrar pistas, chaves e conselhos para abordar estas questões, bem como aprenderem a estar atentos a possíveis manipulações ou distorções deste discurso. O guia também será acompanhado de um relatório especial que detalha os progressos e desafios que rodeiam estes novos modelos de desenvolvimento em cada país.
O conteúdo inédito será compartilhado com nossa comunidade e lançado em três encontros presenciais nas cidades de Santiago, Rio de Janeiro e Bogotá, durante os meses de março e abril de 2024.
Sobre os encontros
Jornalistas, ativistas, tomadores de decisão, acadêmicos e sociedade civil em geral estão convidados para o lançamento do Guia de Industrialização Verde, três experiências imperdíveis onde os participantes terão a oportunidade de conhecer novas tendências, adquirir conhecimentos práticos e entrar em contato com pessoas com interesses semelhantes.
Cada encontro terá duração aproximada de 90 minutos, durante os quais destacados painelistas e pesquisadores apresentarão os resultados de uma investigação inédita no país. Teremos também um coffee break.
Estes são os horários e locais onde acontecem os encontros:
Rio de Janeiro, Brasil
- Data: 26 de março.
- Localização: BRICS Policy Center – Centro de Estudos e Pesquisas BRICS. Casas Casadas. R. das Laranjeiras, 307 – Laranjeiras, Rio de Janeiro – RJ, Brasil.
- Horário: 18h30
Bogotá, Colombia
- Data: 4 de abril.
- Localização: Calle 37 No 15-40. Fundación Heinrich Böll – Oficina Bogotá.
- Horário: 16h00.
Santiago de Chile, Chile
- Data: 4 de abril de 2024
- Localização: Archivo Nacional de Chile. Miraflores 50, Santiago, Región Metropolitana
- Horário: 16h30.
Para participar gratuitamente desses encontros você só precisa se cadastrar neste botão.
Inscreva-se no encontro mais próximo de você!
Terminado o período de inscrição, entraremos em contato com os interessados para confirmar sua participação.
Recomendamos fortemente o preenchimento do formulário o mais rápido possível, pois temos lugares limitados em cada cidade.
O que inclui a sua inscrição no lançamento?
Com a sua inscrição você terá acesso a um encontro onde poderá conhecer os resultados de pesquisas inéditas em seu país sobre indústria verde, bem como um guia com elementos teóricos e práticos que lhe permitirão melhorar a cobertura e complexidade dos debates neste tema..
Durante o lançamento, você também saberá vai conhecer uma nova oportunidade da Climate Tracker, destinada a jornalistas interessados em receber financiamento para cobrir Industrialização Verde.
Benefício especial: se você comparecer ao evento e se candidatar à bolsa de industrialização verde (mais detalhes prontos), terá preferência na seleção devido ao seu comprometimento e participação.
Participe desta experiência em Santiago, Rio ou Bogotá e conheça a rede de jornalistas e pesquisadores promovida pelo Climate Tracker.
Quem nos acompanhará?
Conheça os convidados destes três encontros em Santiago do Chile, Bogotá e Rio de Janeiro.
Marcela Martins – Moderadora
Jornalista, escritora, especialista em comunicação da ciência, mentora no Brasil para Climate Tracker.
Marina Almeida
Meteorologista, MSc em Engenharia da Energia, especialista em mudanças climáticas e energia renovável, com ênfase em previsão de carga/Vazão. Atua como analista de energia no Instituto E+, desenvolvendo projetos voltados à transição energética e à transformação industrial.
María Beatríz Peixoto Mello
Mestranda em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio) e graduada na mesma instituição. É pesquisadora assistente da Plataforma Socioambiental, núcleo de pesquisa do BRICS Policy Center. Tem experiência de pesquisa em temas socioambientais e climáticos, como desenvolvimento sustentável, ambição climática dos países e justiça climática.
Cloviomar Cararine
Formado em Ciências Econômicas pela UFRuralRJ e doutorando em Antropologia e Sociologia na UFRJ. Integra o grupo de pesquisa Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA) e tem pesquisado nos temas: sociologia econômica e do trabalho, empresas estatais e governança corporativa. Trabalha como técnico do DIEESE a 17 anos, em atividades de assessoramento a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Atualmente é um dos coordenadores do projeto de pesquisa «Transição Energética e Trabalho no Setor de Petróleo», em parceria com a FUP e o iCS (Instituto Clima e Sociedade).
Paula Díaz Levi – Moderadora
Periodista de ciencia y medioambiente. Ha trabajado para medios de comunicación nacionales e internacionales, organizaciones de conservación (ONG), centros de investigación y proyectos enfocados en biodiversidad y cambio climático. Amante de los animales, sobre todo de las especies “no carismáticas”. Vive en Santiago de Chile. Habla español, inglés y alemán.
Daniela Dueñas
Ingeniera Civil en Biotecnología y Magíster en Ingeniería para el Desarrollo Sostenible. Experiencia en gestión de proyectos de investigación, participando en la coordinación, ejecución y elaboración de proyectos ambientales
Gonzalo Melej Elgart
Ingeniero en Recursos Naturales Renovables de la Universidad de Chile, con Diplomado en Cambio Climático y Desarrollo Resiliente y Bajo en Carbono. Actualmente es Coordinador de Proyectos en Fundación Chile Sustentable, y asistente de Investigación en el Departamento de Gestión e Innovación Rural de la Universidad de Chile.
Felipe Pino
Abogado y Magíster en Asentamientos Humanos y Medio Ambiente del Instituto de Estudios Urbanos y Territoriales. Coordinador de Proyectos en ONG FIMA, y especialista en asuntos de democracia ambiental, gobernanza climática y transición justa. A nivel internacional, coordina el Grupo de Trabajo de Derechos Humanos en Climate Action Network Latinoamérica (CANLA).
Francisco Parra
Periodista especializado en ambiente y cambio climático, diplomado en periodismo de investigación. Desde colaborador externo a editor general, ha pasado por distintos puestos en medios de comunicación en Chile y el extranjero. Actualmente se desempeña como director de Climate Tracker para América Latina y el Caribe.
Esteban Tavera – Moderador
Investigador y periodista con experiencia en producción de historias con enfoque en derechos humanos y conflictos socioambientales. Docente e investigador universitario. Tallerista y podcaster. Radicado en Medellín, Colombia.
Juan Sebastian Gutiérrez Botero
Administrador de Negocios Internacionales con Maestría en gerencia de negocios, MBA, y maestría en gestión pública. Se ha desempeñado como Gerente comercial para Centro América y el Caribe en el sector de la construcción, y ha sido parte de entidades públicas a nivel municipal, departamental y nacional por más de 10 años. Actualmente se desempeña como Coordinador Nacional del Programa Global de Parques Eco-Industriales en Colombia.
Daniela Torres Ayala
Historiadora y abogada Con experiencia en cambio climático, derechos humanos, y justicia transicional y de paz. Fundadora de Comunidad_climática, un blog sobre la crisis climática en Latinoamérica donde covergen el saber científico, el saber popular y la acción ciudadana.
Diego Cortés Valencia
Economista, Magíster en Ciencias Económicas y estudiante del Doctorado en Ciencias Económicas de la Universidad Nacional de Colombia. Investigador en transición ecológica y desarrollo económico.