Jornalistas, produtores de conteúdo e estudantes de comunicação interessados em aprofundar conhecimentos sobre cobertura climática e combate à desinformação climática já podem se inscrever para o programa Diálogos de Comunicação, que inicia com a temporada “Trilhas da cobertura climática”. A iniciativa é uma realização do Instituto Bem da Amazônia, com apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), e tem o apoio de Climate Tracker América Latina, que oferecerá mentorias individuais e quatro bolsas de reportagem para os participantes.
O “Trilhas da cobertura climática” terá quatro sessões de capacitação online em fevereiro e um evento presencial – com transmissão online – nos dias 08 e 09 maio, em Belém, no Pará. Jornalistas de todo o Brasil podem se inscrever, mas as vagas do encontro presencial serão, preferencialmente, para jornalistas residentes na Amazônia que participaram das sessões online.
Jornalistas que participarem das sessões online e presenciais poderão inscrever-se para um programa com Climate Tracker América Latina, que vai oferecer mentorias individuais e apoio para escrever uma reportagem sobre a COP30, com incentivo financeiro de 300 dólares. As inscrições serão abertas assim que a etapa presencial for concluída.

O que você pode esperar desta oportunidade?
Você receberá um conjunto de benefícios projetados para impulsionar sua carreira jornalística:
- Incentivo econômico de 300 dólares: receba 300 dólares para escrever uma história sobre a COP30, que será publicada por Climate Tracker e Amazônia Vox (jornalistas são livres para publicar também em outros veículos, caso queiram).
- Capacitação especializada: você participará de 4 sessões de capacitação online, além de participar de palestras, painéis e oficinas nos dois dias de evento presencial.
- Acompanhamento editorial personalizado: você contará com o apoio de mentores de Climate Tracker que ajudarão a aperfeiçoar sua reportagem e fortalecer sua proposta narrativa.
- Oportunidades de networking: você ampliará sua rede de contatos no meio jornalístico e poderá dar visibilidade ao seu trabalho em veículos de comunicação regionais.
Com o que os selecionados devem se comprometer?
- Participação ativa: participar das etapas online e presencial.
- Publicar uma reportagem: você poderá publicar sua reportagem no site da Climate Tracker Latam e no site da Amazônia Vox. Os participantes também são livres para publicar em outros veículos, caso queiram. Nós ainda divulgaremos seu artigo para nossa Rede de Veículos Ambientais, ampliando sua visibilidade e alcance.
Confira a programação online
Todas as sessões serão realizadas às 19h30, horário de Brasília.
Resumo:
03.02 – Políticas climáticas passam pelo combate à desinformação
04.02 – Introdução e contexto para a cobertura climática
12.02 – Clínica de combate à desinformação climática
13.02 – Caixa de ferramentas e guias para a cobertura climática
Detalhes:
Sessão 1: Políticas climáticas passam pelo combate à desinformação
Tem como convidados Diêgo Lôbo, chefe interino do Centro de Informação da ONU para o Brasil, Mayra Saito, Coordenadora-Geral de Promoção da Diversidade e Pluralismo na Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República e Adauto Candido Soares, coordenador do Setor de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil. No debate, mediado por Daniel Nardin, diretor do Amazônia Vox, será apresentada a Iniciativa Global pela Integridade da Informação Climática e o papel dos jornalistas e comunicadores nesse contexto.
Sessão 2 – Introdução e contexto para a cobertura climática
Contará com a presença de Carol Rocha, da Rede Amazônidas pelo Clima e LaClima e Alice de Moraes Amorim Vogas, chefe de Assessoria Especial da Assessoria Extraordinária para a COP 30, com mediação de Larissa Noguchi.
Sessão 3 – Clínica de combate à desinformação climática (AFP)
A oficina será conduzida por Maria Clara Pestre, editora de checagem de fatos da Agência France-Presse (AFP), especializada em coberturas sobre desinformação desde 2019. É formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada em Estratégias de Comunicação Digital pela FGV. Anteriormente, passou pela Agência Reuters e pela Globo.com. A sessão terá mediação da jornalista Nara Bandeira.
Sessão 4 – Caixa de ferramentas e guias para a cobertura climática
A sessão será com a jornalista Marcela Maria Martins, mentora da Climate Tracker América Latina, e com o comunicador e ativista indígena José Kaeté. A Climate Tracker, desde 2015, apoia, treina e incentiva um melhor jornalismo climático no mundo. José Kaeté é indígena do povo tupinambá do Pará, engenheiro de produção, palestrante, comunicador popular e criador de conteúdo. Foi fellow do programa Amazônia Urbana, de Climate Tracker.
Como se inscrever?
As inscrições para a etapa online estão abertas, clique aqui para se inscrever.
As inscrições para a etapa presencial serão abertas em fevereiro. As inscrições para a bolsa de reportagem serão abertas depois da etapa presencial. Mas, atenção! Para concorrer, você deve ter participado das etapas online e presencial. Portanto, inscreva-se agora e aproveite essa oportunidade!
Só faltam: