Brasil e Colômbia passaram por incríveis mudanças sociais e políticas nos últimos anos. Ambos os países têm um histórico no fomento de soluções inovadoras para questões como desmatamento, transição energética e sustentabilidade ecológica urbana. Nessa mesma linha, a chegada de partidos progressistas ao setor governamental incentivou novos debates sobre a questão ambiental.
No entanto, diante desse cenário de mudanças, a capacidade dos meios de comunicação para uma cobertura eficaz tem sido limitada. Isso foi comprovado por meio das pesquisas e análises de mídia que desenvolvemos desde 2021.
Por isso, junto com a Open Society Foundation, desenvolvemos o projeto Amazônia Urbana. Trata-se de um programa inovador, por meio do qual apoiaremos jornalistas e meios de comunicação a melhorar criticamente a quantidade e qualidade de sua cobertura ambiental no Brasil e na Colômbia.
Sobre o Projeto Amazônia Urbana
Quando os principais meios de comunicação globais retratam os problemas associados à Amazônia, o foco muitas vezes está na conservação. Isso leva a que o imaginário social em torno desse ecossistema esteja frequentemente relacionado a grandes extensões de floresta tropical intacta, sem intervenção humana e, acima de tudo, sem sociedades vivendo nela.
por meio do nosso projeto Amazônia Urbana, concederemos bolsas a 10 inovadores criadores de conteúdo residentes na Colômbia e no Brasil para mudar essa concepção popular, mas pouco realista. Os selecionados focarão em contar histórias poderosas de pontos críticos urbanos da Amazônia, como Leticia, Manaus e Belém, por meio de conteúdo inovador e atraente para redes sociais.
Na Colômbia, nosso objetivo será trabalhar em questões emergentes relacionadas ao conflito armado e ao processo de paz. Enquanto isso, no Brasil, nos concentraremos nas inter-relações entre as cidades amazônicas e os ecossistemas que fazem parte delas e as circundam.
Sobre os bolsistas do projeto
Por meio do projeto Amazônia Urbana, aproveitaremos a capacidade de narrativa audiovisual e digital de nossos bolsistas e combinaremos com a experiência da Climate Tracker em práticas e ética do jornalismo. Além disso, nos concentraremos em temas como verificação de dados, com o objetivo de transformar as histórias climáticas locais em peças poderosas para as redes sociais.
Ao longo deste projeto de seis meses, os bolsistas:
- Participação no programa de treinamento, composto por sessões em grupo online, geralmente realizadas uma vez por semana às quintas-feiras às 18:00 (horário do Brasil) / 16:00 (horário da Colômbia). No entanto, o horário está sujeito a alterações, e os bolsistas serão informados oportunamente no início do projeto.
- Estarão em comunicação constante com um mentor atribuído para sessões individuais e apoio no processo de produção durante todo o programa.
- Farão a produção de seis conteúdos audiovisuais de alto valor jornalístico para redes sociais, abordando os desafios ambientais das cidades amazônicas na Colômbia e no Brasil, com o apoio da Climate Tracker.
Em recompensa pelo comprometimento e participação, os bolsistas receberão os seguintes benefícios:
- Apoio financeiro: ao final do programa, terão recebido um incentivo total de 900 USD, sendo 150 USD por cada uma das peças audiovisuais publicadas.
- Crescimento profissional: o programa de treinamento online ajudará a desenvolver habilidades e adquirir novos conhecimentos para o trabalho, com o apoio contínuo de um mentor.
- Visibilidade e ampliação do portfólio: o trabalho dos bolsistas será divulgado pelos canais da Climate Tracker para maior alcance e visibilidade entre jornalistas e organizações da região.
- Novos contatos e conexões: farão parte de uma incrível equipe de 10 jornalistas e criadores de conteúdo do Brasil e da Colômbia, abrindo possibilidades para futuros trabalhos e parcerias.
- Bolsa para participar de uma conferência climática internacional: no final do ano, um ou mais bolsistas serão selecionados para viajar e cobrir, com todas as despesas pagas, um evento desse porte (conferência a ser confirmada).
*
Este é um campo de trabalho que a Climate Tracker Latam vem explorando com sucesso desde meados de 2022, mas também se baseia em anos de experiência implementando programas semelhantes em outras regiões.
Como participar do projeto Amazônia Urbana?
Nesta oportunidade, podem se candidatar profissionais contratados ou independentes. Esta é uma oportunidade de formação e crescimento profissional! Os horários são flexíveis, então é possível conciliar com sua jornada de trabalho.
Os candidatos ideais terão:
- Residência na Colômbia ou no Brasil.
- Pelo menos um ano de experiência em jornalismo ou criação de conteúdo.
- Interesse comprovado em questões ambientais e climáticas, bem como em contar histórias atraentes por meio do uso de narrativas digitais.
- Uma proposta de conteúdo jornalístico audiovisual para redes sociais, relacionada aos desafios ambientais das cidades amazônicas na Colômbia e no Brasil.
- Curiosidade e comprometimento: esta é uma experiência de aprendizado que esperamos que aproveite ao máximo.
*
Para se candidatar à primeira edição do projeto Amazônia Urbana, é necessário preencher nosso formulário, com seus dados, uma proposta (pitch) de conteúdo original a ser desenvolvido durante o projeto e um vídeo breve contando por que você deve ser escolhido.
A postulação pode ser enviada em espanhol ou português. Durante o programa, haverá tradutores e mentores capazes de acompanhá-lo em ambos os idiomas.
Não perca tempo! As inscrições serão revisadas conforme forem chegando, então quanto antes enviar sua proposta, melhores serão as chances de ser um dos 10 selecionados. Aventure-se a explorar e contar histórias sobre a Amazônia Urbana do Brasil e da Colômbia junto com a equipe da Climate Tracker.
O prazo final para inscrições é 19 de fevereiro às 23:59 (GMT-3).
ACTUALIZAÇÃO em 16 de fevereiro de 2024: prorrogamos o período de inscrições. Agora você tem mais tempo para se inscrever, até 21 de fevereiro às 23h59 (GMT-3).
Os resultados serão comunicados na segunda-feira, 11 de março, por e-mail a todos os candidatos.
Se tiver alguma dúvida ou encontrar alguma dificuldade com sua solicitação, não hesite em entrar em contato com Génesis Méndez, nossa Editora de Audiências: genesis@climatetracker.org.
Perguntas freqüentes
O programa tem duração de seis meses, de março a setembro de 2024.
Acesse este formulário. Você deve concluí-lo antes de 19 de fevereiro.
É um incentivo financeiro pessoal que lhe damos quando você entrega com sucesso cada uma das peças finais solicitadas no programa.
Você pode usar para o que quiser 😉 É seu.
O programa é voltado, preferencialmente, para jornalistas que moram em cidades amazônicas, que terão prioridade na hora da seleção. Porém, se você mora em São Paulo, e pode viajar, se necessário, para produzir os conteúdos, convidamos você a se cadastrar.Você deve ter em mente que quaisquer despesas extras são de sua responsabilidade.
O apoio financeiro é de 150 USD, independentemente das despesas, e é enviado após a entrega de cada produto final.
Um “pitch”, no jornalismo, é uma proposta sobre a história que se quer contar ao mundo.
Você deve ser preciso, evitar generalidades (como “Quero escrever sobre a Amazônia”) e ser o mais claro possível.
Nossa equipe preparou um exemplo de pitch para este projeto. Você pode vê-lo aqui em espanhol e português.
OTROS RECURSOS ÚTILES
📍 ¿Qué es un pitch y cómo presentarlo a tu editor? https://bit.ly/que-es-un-pitch