Buscar
Cerrar este cuadro de búsqueda.

Guia para comunicar migrações por motivos ambientais e climáticos

As mudanças climáticas estão aumentando o número de migrações humanas em todo o mundo. A América do Sul não é exceção, e ainda enfrenta uma série de obstáculos e desafios, o que aponta para a necessidade de mais conhecimento e sensibilização sobre o tema. Para inspirar uma comunicação responsável e livre de estigmatização, lançamos, junto à Organização Internacional de Migrações, um guia para comunicar a migração por motivos ambientais e climáticos. Faça o download!

Eventos extremos como secas, inundações e tempestades tropicais estão aumentando em frequência e intensidade devido à crise climática. Soma-se a isso a crescente degradação ambiental, que afeta não só os ecossistemas do planeta, mas também as suas comunidades. Estes fenômenos impulsionam cada vez mais migrações e deslocações no mundo, sobretudo nos países com elevada vulnerabilidade e exposição, que também têm uma baixa capacidade de adaptação.

É o caso da América do Sul, cujos países são considerados altamente vulneráveis aos impactos da mudança climática e da deterioração ambiental, e ainda enfrentam outros problemas sociais, econômicos e ambientais que podem atingir com maior força determinados setores da população, como as mulheres; diversidades sexuais; idosos; meninos, meninas e adolescentes; comunidades rurais ou de baixos recursos; e povos indígenas.

Por este motivo, a Organização Internacional das Migrações (OIM) junto à Climate Tracker lança o “Guia para comunicar a migração por motivos ambientais e climáticos”, um manual que busca inspirar uma comunicação responsável e livre de estigmatização, que respeite a dignidade das pessoas que migram para um futuro melhor.

Guia para comunicar migração por motivos climáticos

Quando podemos associar migrações a razões climáticas ou ambientais? Como comunicar melhor as histórias das e dos migrantes? Quais são os erros mais comuns ao comunicar migração por motivos climáticos?

Para responder a estas e outras perguntas, disponibilizamos informações sobre a relação entre migração e mudança climática; recomendações e boas práticas; perspectivas e abordagens para a cobertura jornalística; a incorporação deste tema em conferências climáticas; e fontes e recursos úteis para comunicar os deslocamentos por motivos ambientais e climáticos.

Compartir:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Síguenos en redes sociales

Artículos más recientes

Recibe nuestros artículos

Suscríbete a nuestro newsletter

Categorías y Tags

Recibe nuestro boletín semanal

¿Eres periodista? Cada viernes enviamos a nuestra comunidad una lista de oportunidades, becas, recursos y materiales de interés sobre cambio climático y ambiente